quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Lista com os melhores apps editores de áudio para computador; confira

Marvin Costa, TechTudo

Encontrar um bom software para editar áudio no computador pode ser uma tarefa cansativa. Entre as opções do mercado, muitas são ferramentas simples demais ou muito elaboradas para o usuário sem experiência. No entanto, há opções para todos os níveis de conhecimento, outras totalmente intuitivas e, até mesmo, soluções online. Para te ajudar a encontrar o editor que você procura para seus arquivos MP3 ou gravações caseiras, preparamos a lista a seguir.

Audacity


O Audacity é um dos softwares mais conhecidos para edição de áudio no Windows (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)




Esse talvez seja o programa mais reconhecido como editor de faixas para PC. Com funcionamento relativamente simples, ele fornece tudo que é necessário para trabalhar com áudio de forma amadora.

É possível gravar músicas, editar, mixar, inserir efeitos, importar e exportar em diferentes formatos de arquivo de áudio. O Audacity é gratuito e conta com versões para Windows, Mac e Linux. Esse software tem ampla comunicação com diferentes formatos de áudio.

MP3Gain
O MP3Gain é um aplicativo que proporciona um efeito simples, mas que soluciona um grande problema que atrapalha os consumidores de música pelo computador. Seu único proposito é igualar o volume de áudio de arquivos em MP3.

Na prática, ele acaba com o problema de músicas mais altas que outras - algo bem comum em arquivos de baixa qualidade e gravações antigas. No entanto, ele só trabalha com arquivos MP3, tanto na importação e exportação da edição.

Sony Sound Forge Audio Studio

Sound Forge é um aplicativo de edição de áudio da Sony com versões para Windows e Mac (Foto: Divulgação/Sound Forge)

O Sound Forge possui funções recomendadas para desenvolver trabalhos profissionais, porém, elas são de fácil entendimento e não precisam de muito conhecimento técnico para operá-las.

O software é recomendado para quem precisar gravar, editar, mixar, masterizar e inserir efeitos em áudios. Ele também conta com excelentes plugins nativos que por si só garantem alta qualidade de edição. Exporta arquivos em diversos formatos

CutMP3.net
O CutMP3.net é uma ferramenta online que permite cortar trechos de áudios (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Esse é um excelente representante do que chamamos de serviços na nuvem. Com o CutMP3, as edições são realizadas online e gratuitamente a partir da página do serviço. No entanto, ele não conta com grandes ferramentas de edição, sendo indicado apenas para cortar trechos de áudios. O grande ponto fraco do serviço é a exportação restrita para arquivos MP3.


Power Sound Editor Free

O Power Sound Editor Free é uma ferramenta prática para edição de áudio no PC (Foto: Reprodução)

Com esse software, o usuário pode realizar gravações, edições e mixagens semiprofissionais. Se destaca por conter muitas funções fáceis de usar. Indicado para iniciantes, é uma excelente opção para quem precisa de edições rápidas ou está em busca de uma experiência no mundo do áudio.


GarageBand

O GarageBand é uma solução em ferramentas de áudio para todos os usuários de Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Criado pela Apple, o GarageBand é a ferramenta para gravação, edição e mixagem de áudio gratuita para todos os computadores da empresa da maçã.

O software se destaca por conter vários efeitos, sons pré gravados e instrumentos virtuais. É indicado para usuário de nível intermediário, pois apresenta interface mais complexa e cheia de configurações extras. O GarageBand trabalha com diversos formatos de áudio.

Softwares adotados por profissionais de áudio

Se você quer se aventurar no mercado de áudio profissional, pode testar outras ferramentas mais sofisticadas e que são indicadas para trabalhos com placas de áudio semiprofissionais ou profissionais.

Entre as opções, destacamos aquelas que podem ser usadas no Windows como o Cakewalk Sonar X3 e o Pro Tools, além de soluções para Mac OS X como o Logic Pro X, da Apple.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.