segunda-feira, 11 de julho de 2011

Melhorando o fluxo de trabalho no Logic Pro 9 (II)



Com este novo artigo estamos continuando a saber como melhorar o fluxo de trabalho no Logic Pro 9. Nesta segunda parte iremos ver alguma coisa do mixer, no que diz respeito à automação. Considero a automação uma das coisas mais importantes, não somente na mixagem, mas também na programação e na produção, onde normalmente não se dá a devida atenção que ele merece.


Também é fato que podemos fazer a mesma de várias maneiras diferentes, de forma que você não precisa necessariamente seguir estritamente o que mostramos aqui, até porque a forma mais cômoda de realizar alguma tarefa ou processamento depende muito das circunstâncias do projeto e da finalidade deste e do objetivo que se tenta alcançar. O importante é que você encontre o seu fluxo de trabalho ideal e que conheça as várias formas de fazer algo e saber escolher qual a melhor de acordo com as circunstâncias que se apresentam. 

Considere que alguns comandos de teclado que vêm estabelecidos por padrão no Logic podem ser diferentes dependendo do tipo de computador que se está utilizando, um note ou um desktop. 

Ajustes de canal - Channel Strips
1.- O menu Ajustes de canal (Channel Strips Settings), é diferente dependendo do tipo de trilha: de áudio, instrumento, bus ou master. Portanto, se temos um combo de efeitos aplicado numa trilha de áudio ou em um bus e queremos inseri-lo numa trilha de instrumento não podermos fazer isso, já que no menu de ajustes de canal da trilha de instrumento não irá aparecer os ajustes dos outros tipos de trilha.

Para que possamos solucionar isso e para que possamos aplicar qualquer ajuste de canal em qualquer trilha, devemos abrir o menu Ajustes (Settings)  mantendo pressionado o mouse alguns segundos sobre o botão Ajustes (2 segundos aproximadamente) enquanto mantemos pressionada a tecla ALT. Desta forma nos será apresentado um novo menu, os estão os channel strips de todos os tipos de trilha; inclusive os do Garage Band, com todos os seus combos de guitarra, etc..

Maior flexibilidade esta opção nos dá nas trilhas de instrumento, já que nos permite aplicar no instrumento os diferentes combos de efeitos das trilhas de áudio, sem que o instrumento seja modificado.
NOTA.- Não se preocupe se não acontecer na primeira vez. Temos que usar de um pequeno truque; é importante manter pressionado o botão do mouse durante alguns segundos…


Logic Pro 9Logic Pro 9

2.- Copiar plugins ou instrumentos de uma trilha para outra: esta função se realiza com ALT + botão direito (ferramenta mão). Com a ferramenta mão (por padrão é o botão secundário do mouse) também podemos alterar os plugins de lugar, os movendo para cima ou para baixo nas inserções do canal e mesmo alterando-os de canal.

3.- Restaurar o fader em 0 dB: ALT + botão principal do mouse. Este modificador também serve para restaurar o Pan para a posição central. Muitos plugins também implementam este modificador para restaurar aos valores iniciais os seus parâmetros.

4.- SOLO: Se possuímos várias trilhas em solo, e queremos acabar com o solo tudo de uma vez, devemos tão somente clicar no solo de uma trilha enquanto mantemos pressionada a tecla ALT. Caso cliquemos em um solo que não esteja ativado, todos os outros solos serão desativados permanecendo em solo somente o que foi clicado. 

5.- Para desativar qualquer efeito, instrumento ou send, basta clicar em cima dele com o botão principal do mouse enquanto mantemos a tecla ALT  pressionada, o mesmo serve para ativar um efeito que esteja desativado.


Logic Pro 9Logic Pro 9

6.- Modo seguro de solo: Se ativamos um botão de solo pressionando a tecla CTRL, veremos que aparece uma linha vermelha em diagonal no botão. Isto significa que o solo foi ativado em modo seguro. O que vem a ser este modo? Ele consiste em que esse canal sempre estará soando, mesmo que coloquemos outros canais em modo solo. Um bom exemplo disso é a trilha de metrônomo, onde este modo vem ativado por padrão. Quando temos a trilha de metrônomo ativada em modo solo seguro ativado, ela sempre soa, mesmo que coloquemos uma outra trilha em modo solo e a trilha do metrônomo não possua o solo “normal” ativado.

Logic Pro 9
Automação
Antes de mais nada, acreditamos que é essencial ter conhecimento dos comandos de teclado: o primeiro para visualizar a automação de trilha, por padrão a tecla A , e o segundo o de zoom automático de trilha, por padrão a tecla Z. Estes dois comandos usados em conjunto economizam muito espaço na tela Arrange, já que se temos o zoom automático de trilha ativado, quando ativamos a automação, esta somente será vista na trilha selecionada e não nas outras (como acontece quando não estamos com o zoom automático de trilha ativado, o que faz com que se ampliem todas as trilhas e se perca muito espaço na janela).

Outro ponto importante a salientar antes de começarmos com funções concretas, é que o Logic por padrão possui configurado um pequeno deslocamento de ajuste dos pontos de automação por uns quatro pulsos, então para que sejamos bem precisos na automação, devemos colocá-lo em 0.

Logic Pro 9

1.- Criar 4 pontos de automação: SHIFT + CTRL + ALT  (?+ Ctrl + ?) ou usando a Marquee Tool (a ferramenta em forma de +, sem a necessidade de realizar a combinação de teclas). Este comando é muito útil para quando, por exemplo, queremos que uma determinada zona tenha um par de dB mais ou menos.
Com a ferramenta de seta pressionamos a combinação de teclas e arrastamos o mouse pela trilha de automação. Aparecerá retângulo verde; selecionamos a área desejada e soltamos. Veremos que são criados dois pontos em cada lado do retângulo verde, e a área fica selecionada. Agora clicando e arrastando para cima ou para baixo são criados os outros pontos e poderemos abaixar ou aumentar o nível dessa zona específica. Com a ferramenta Marquee - cruz), fazemos a mesma coisa, porém sem a necessidade de empregar comando de teclas.

Logic Pro 9
Logic Pro 9
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Isso serve para muitas situações, mas para fazer concretamente a duração de uma uma região existe um método mais específico. Consiste em usar a ferramenta de seleção de automação (Esc + Q). Pressionando a combinação anterior e clicando na parte superior da região (no cabeçalho) com a ferramenta de seleção de automação, serão criados os pontos automaticamente em ambos extremos da região.

Logic Pro 9

Caso se trate de passagens de áudio, na trilha de áudio, existe outra opção que foi incorporada na versão 9 do Logic, o volume de passagem (função existente no Cubase e que muitos usuários pediam que fosse implementada no Logic), podendo configurar cada passagem com seu volume, independentemente do volume da trilha.

Logic Pro 9

2.- Criar pontos de automação: SHIFT + ALT (?+?). Este comando é igual ao anterior, mas ao invés de quatro pontos, cria somente dois.

3.- Apagar toda a automação da trilha: Com ALT pressionado, clicamos três vezes com o botão principal do mouse na trilha de automação. Nos é apresentado um diálogo que nos pergunta se desejamos eliminar os dados de automação da trilha.

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4.- Selecionar toda a automação de uma trilha: com ALT pressionado clicamos duplo com o botão principal do mouse na trilha de automação. Se clicarmos apenas uma vez, selecionamos desde o ponto onde foi feito o clique, até o final da trilha. Para selecionar pontos concretos, usamos como em muitos outros programas a tecla SHIFT.

5.- Copiar ou mover a automação de um parâmetro à outro dentro da mesma trilha. Selecionamos os pontos de automação que desejamos mover ou copiar com SHIFT pressionado. Uma ves estando selecionados, vamos no menu de trilha onde são apresentados todos os parâmetros automatizáveis e selecionamos o desejado enquanto pressionamos ALT , aparecerá um diálogo que nos dá a opção de converter ou copiar e converter. No exemplo abaixo iremos copiar e colar a automação de volume no primeiro envio, send, aux 1.


Logic Pro 9
Logic Pro 9
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NOTA.- Temos que considerar que ao copiar de um lugar para outro, pode ser que os parâmetros não tenham a mesma resolução. Por exemplo, se copiamos um volume cuja resolução seja -95dB para +6, e no pan, a resolução seja de -63 para +64 a conversão que o Logic faz não fica com o mesmo desenho, da mesma forma que existem alguns parâmetros que estão em dB e outros em %. 

6.- Janela de Automação. É uma janela onde a automação de trilha é mostrada como se fossem regiões da janela Organizar (Arrange). Desta forma podemos editar a automação da mesma forma como se fosse uma região: mover entre trilhas, cortar, colar, copiar, etc…

Somente acessamos essa janela com o comando de teclado, e em dois passos. Primeiro devemos abrir a Lista de Eventos de Automação através do comando, caso não tenha definido um para essa lista, configure-o na atribuição de comandos de teclado (Preferências > Comandos de teclado) (ALT + K). Eu tenho a seguinte combinação de teclas: CTRL + CMD + E.  Uma vez estando aberta a lista, devemos abrir uma nova janela Arrange, pelo menu de janelas, ou através do comando Command + 1. Esta nova janela Arrange é a janela de Automação.

Logic Pro 9
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7.- Para ver mais de uma automação de uma trilha, devemos ir as abrindo clicando no pequeno triângulo. Se tivermos muitos parâmetros automatizados poderá haver confusão quando abrimos todas. Sendo assim podemos usar o comando que foi mostrado no artigo anterior que abre a fecha a janela de áudio. Clicando no pequeno triângulo enquanto mantemos pressionado ALT serão abertas ou fechadas todas as automações.

No exemplo a seguir existem quatro parâmetros automatizados; para ver todos clicamos na pequena flecha para abrir ou ir selecionando na caixa de automação da trilha. Com este comando expandimos ou contraímos todas em um só passo.

Logic Pro 9
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8.- Copiar Automação. Copiamos automação assim como copiamos qualquer outra região ou objeto do Logic: selecionamos os ponto com SHIFT pressionado, e arrastamos com ALT pressionado. Isto, no caso de estar na mesma trilha; se a cópia vai se dar de uma trilha para outra, podemos usar os comando de copiar e colar: Command + C e Command +V. A automação será copiada a partir do ponto onde estiver o cursor do projeto.

10.- Quando editamos automação com a ferramenta Select, se quisermos aplicar uma curva numa automação pressionamos CTRL + SHIFT. É a mesma coisa que usar a ferramenta de curva de automação - Automation curve tool (Esc + W), porém sem ter que selecioná-la. Podemos aplicar em todos os pontos de automação que quisermos, e não somente em dois pontos.

No exemplo a seguir podemos ver como de uma simples automação com forma de dente de serra, selecionando todos os pontos e usando o comando de teclado, em um só passo podemos criar curvas interessantes na automação.

Logic Pro 9
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11.- Ajustar pontos de automação. Na hora de criar automação ao estilo de um LFO, como por exemplo a automação do exemplo anterior, você poderá achar que será muito tedioso ir criando cada ponto e os ir ajustando à divisão desejada: colcheias, semínimas, compassos, etc. Mas na realidade é muito simples e se faz num piscar de olhos. Somente é necessário selecionar no menu Ajustar da janela Arrange>Ajustar Automação e o valor de divisão que for desejado. VOcê verá que automaticamente ao mover os pontos de automação eles atuarão como um ímã, e se ajustam à divisão mais próxima que tenha sido escolhida no menu Ajustar. Portanto não é necessário ir criando todos os pontos na trilha, basta criar os três primeiro e ir copiando como foi indicado no passo 8. Um fluxo de cópia interessante é copia os três primeiros, cola, ficam seis, copia os seis, cola, ficam 12, e assim sucessivamente.

Logic Pro 9

12.- Mover a automação da trilha para umapassagem ou viceversa.

Em alguns casos, a automação pode ser parte intrínseca de uma determinada passagem MIDI, de forma que sem ela, esta passagem não soa como queremos; apesar do Logic ao mover ou copiar as passagens nos pergunta se desejamos mover ou copiar a automação da trilha, em determinadas circunstâncias isto pode não nos interessar.

No Logic existem dois tipos de automação: a automação de trilha (que é a que estamos vendo aqui em todos os exemplos) e a automação das regiões. A diferença entre elas, é que uma se encontra na janela Arrange dentro das trilhas e a outra se encontra incrustada dentro das regiões; para visualizarmos esta última temos que ir no Piano Roll e ativar o Hyper Draw (como foi explicado no artigo anterior para fazer crescendos de velocity MIDI). 

Por exemplo, a vantagem de incrustar a automação dentro da passagem, é que sempre que a formos repetir em modo loop ou a copiemos para outro lugar, a automação vai estar dentro da passagem exatamente igual. A seguir veremos um dos muitos exemplos práticos que podemos ter. Como você pode ver, na primeira figura foi criada uma automação de volume simulando um efeito side chain nas semínimas, se quisermos que continue durante toda a trilha temos que ir copiando os objetos ou a automação, mas se a colocarmos dentro da passagem, ela será sempre repetida e não esqueceremos do tema. Para colocá-la dentro da passagem, temos que selecionar a passagem, e menu Track > Automação de trilha > Mover a automação de trilha visível para a passagem. Se tivermos mais de um parâmetro automatizado, e queremos colocar todos, temos que escolher no mesmo menu Mover toda a automação de trilha para a passagem. Estes comandos de teclado já vêm atribuídos às treclas CTRL + CMD + SETA PRA BAIXO e CTRL + SHIFT + CMD + SETA PARA BAIXO, respectivamente.

Logic Pro 9
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Como você pode ver no exemplo, também podemos ver a automação incrustada na passagem na janela Arrange, e não somente no Hyper Draw da Piano Roll, o que nos permite manipulá-la nesta janela da mesma forma que fazemos com a automação de trilha sem ter que ir no Hyper Draw da Piano Roll, o que seria muito trabalhoso.

Para ver a automação na janela Arrange, menu Vista > Hyper Draw e ativá-la; recomendamos a opção Autodefinir, dessa forma irão saindo os parâmetros automaticamente sem ter que ir procurá-los na lista. Por defecto es el comando de teclado CMD + Y.

Logic Pro 9

13.- Escalonamento de Automação. Para escalar toda a automação de uma trilha devemos pressionar a tecla Command enquanto movemos o volume que está situado no cabeçalho da trilha.

Logic Pro 9
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Se somente desejarmos escalar uma parte da automação, selecionamos os pontos desejados com SHIFT pressionado, e arrastamos para cima ou para baixo.

14.- Quantizar a automação.
Da mesma forma que com as nota MIDI, os pontos de automação podem ser quantizados. Isto pode ser útil e economizamos muito tempo se desejamos ajustas os pontos que foram criados à mão sem nenhum tipo de ajuste ou através de um controlador, à uma determinada divisão. Para isso devemos usar a lista de eventos de automação. 

Uma vez estando a lista de eventos de automação aberta, selecionamos os pontos da trilha que queremos quantizar, e no menu de quantização da lista de eventos escolhemos o ajuste desejado. No exemplo apresentado, você pode ver que ajustamos todos os pontos de automação ao compasso (semibreve - 1/1). Esses pequenos ajustes de automação, ainda que possam parecer algo sem importância, podem ser a chave para que os temas fluam corretamente, com uma dinâmica apropriada em cada momento. Isso não quer dizzer que temos que quantizar sempre a automação; nem sempre é necessário, e às vezes, em alguma situações, é melhor deixá-la um pouco fora do tempo. O que queremos dizer, é que você sempre deve confiar em seus ouvidos.



Logic Pro 9
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